Você valoriza o seu trabalho? Olhe para o seu início!

domingo, julho 23, 2017

Já parou para pensar? Você valoriza o seu trabalho? Sente orgulho do que faz?
Se você está desanimada(o), pensando em desistir, dá uma olhadinha lá no seu início... olhe para você sem julgamentos e críticas, apenas observe sua evolução com carinho! Faça isso e aposto que irá se surpreender!


Essa é minha evolução, percebo diferenças em tudo! No recorte, nos pontos, bordados, qualidade das fotos, etc. Mas não me envergonho e nem escondo meus primeiros trabalhos. Pelo contrário, tenho muito orgulho do meu crescimento!


Nós temos a mania de sempre, sempre nos compararmos com aquela ou aquele que está muito a nossa frente, mas esquecemos que aquele trabalho impecável não começou impecável, e que aquele artesão que admiramos precisou de tempo, de prática, precisou errar muito para estar onde está. Essa comparação é válida para nos incentivar a querer aprender e crescer mais, mas também pode nos prejudicar e nos colocar para baixo se de tempos em tempos não olharmos para trás para enxergarmos o nosso crescimento.

Hoje nesse post não quero falar muito (milagre), mas quero mostrar com exemplos reais (incluindo o meu lá no início) o quanto é lindo e motivador olhar lá para o nosso início! Fiz uma proposta lá no meu grupo do Facebook convidando as artesãs para fazerem essa reflexão do antes e depois. Olhem só o resultado incrível e emocionante:

FABIANA OLIVEIRA - Atelie Fabiana Oliveira


Palavras da Fabiana: Muita evolução e o aprendizado é eterno...
Primeiramente temos que amar e se dedicar sem medo das críticas... dedicação e persistência são princípios básicos de um grande futuro de sucesso!!!
E acreditem essa peça que foi uma das primeiras que fiz a aproximadamente 1 ano atrás...eu vendi kkkkk para uma amiga ... e ela tem até hoje... portanto para quem está iniciando se dediquem pois todos somos capaz... mas o primeiro em acreditar em você ...é você mesmo!!!!!


PRI MARCANTONIO - Pri Fazendo Arte


Palavras da Pri: Valorizamos todos e esquecemo de nós ..da batalha que travamos diariamente para nos encontrar e sempre fazer melhor!!


FERNANDA BONFA - Ateliê Nanda Bonfá


Palavras da Fernanda: No início foi pra distrair a cabeça e fazer a guirlanda da maternidade do meu filho, peguei gosto e me apaixonei pelas possibilidades do feltro, hoje estou estudando pra me profissionalizar e no futuro pretendo viver da minha arte!


LIA CRIS - Ateliê Lia'rteira


Palavras da Lia: Eu sempre fiz bordado em ponto cruz, por 17 anos meu esposo trabalhou a noite e eu passava as madrugadas sozinha, foi então que comecei a fazer do feltro um companheiro... comprei uns pedacinhos de feltro para ver se conseguia fazer uma coruja que vi na internet... saiu essa da imagem, tenho ela guardadinha, no começo me sentia insegura pra mostrar as minhas peças e pra vender mais ainda... hoje já mostro com orgulho, faço tudo com muito amor e carinho, acho que ainda tenho muitoooo que melhorar e aprender, pro futuro desejo ter o meu cantinho e ser valorizada pelo meu trabalho... amo o que faço... essa boneca irá fazer parte de uma guirlanda fiz ela ontem.


JANAINA BRUM - Mimos da Jana


Palavras da Janaina: O primeiro e o último. No início me sentia arrasando rsrs, achava que meus trabalhos eram perfeitos, até que comecei a pesquisar e encontrei as artesas maravilhosas que me ajudaram muito. Edilmara Santiago minha fonte de inspiração, Pamela, Daniela Abrão, Ana Carolina Angeli, entre outras que me ajudaram e ajudam. Hoje vejo que estou longe da perfeição mas procuro sempre me aprimorar, invisto em produtos de boa qualidade, invisto em apostilas e assim vou tentando fazer um bom trabalho. Sempre com os pés no chão. Amo muito o que faço!


SOFIA MENEZES - Estrela do Feltro


Palavras da Sofia: O primeiro trabalho foi esse anjinho, O último as dezenas. No começo fiquei muito ansiosa, não sabia se ia conseguir. Mas, consegui. O caseado era grande, hoje o ponto ficou menorzinho. Espero evoluir a cada dia e crescer na profissão.


CAMILA MEDEIROS - Cative Ateliê


Palavras da Camila: Incrivelmente uma das minhas primeiras peças que tenho foto foi uma capinha de celular, que fiz sem molde e sem técnica nenhuma, aprendi sozinha. Foi ha 5 anos atrás, mas na época costurei por uns 3 meses só, só por lazer para presentear amigos. Hoje, 5 anos depois, eu decidi voltar para o feltro e tenho costurado por 6 meses, e aprendi muita coisa. Fazendo cursos online, costurando quase todos os dias, e antes de ontem fiz exatamente uma capinha de celular de gatinho (que não fazia desde essa primeira). E consigo ver uma diferença enorme nos meus pontinhos e acabamento. Fazem 4 meses que criei minha página, e agora consigo ver um futuro como artesã, acredito que tenho muito para melhorar. Mas acho que estou no caminho certo.


SORAYA FERRAZ - Descoberta Encantada



Palavras da Soraya: Faz 1 ano que descobri o mundo do feltro, pouco mais de 4 meses comecei a comercializar meus trabalhos, e a 1 mês criei minha página no facebook e instagram, divulgando meus trabalhos. No início a insegurança foi meu maior obstáculo: medo de não agradar as pessoas com o resultado das peças, mas com muito estudo, capacitação e treino, hoje me sinto mais segura, e quero cada vez aprender novas técnicas, ter acesso a inovações, e evoluir no meu trabalho. Viver de artesanato é a realização de um sonho, e por isso me esforço a cada dia, para meu crescimento profissional.


SHEILA HELENA - Ateliê Sheila Souza


Palavras da Sheila: Comecei como uma terapia para o stress do meu trabalho mas hoje faço por prazer ....tenho bastante encomendas mas a intenção não eh viver do artesanato mas criar cada dia peças melhores e com amor e carinho....divulgar para outras artesãs que precisam de uma renda a mais que td eh possível....nunca fiz cursos mas vasculhei bastante na internet e em revistas e me inspirei em artesãs conceituadas tb.... essa peça foi feita no inicio....amo o que faço...


ELAINE GARCIA - Ateliê Encanto Feltros


Palavras da Elaine: Comecei por hobby para presentear uma colega de trabalho que seria avó e nunca mais parei!! Me dedico a cada dia mais para aperfeiçoar meu trabalho. Não vivo só da renda do artesanato, sou funcionária pública mas pretendo futuramente viver somente do meu trabalho em feltro. Sou artesã exclusiva da Feltros Feltcolor que acreditou em mim e me deu essa oportunidade e que agarrei e procuro dar o melhor de mim para corresponder às expectativas da empresa. Quero crescer e melhorar a cada dia mais. E me espelho em artesãs maravilhosas como vc Pamella para crescer e crescer! Bjoo


IRAN PEREIRA - Ateliê Doce Arte


Palavras da Iran: Antes eu sentia que estava engatinhando, aprendendo ainda a dar os primeiros passos. Hoje percebo que cada dia podemos aprender ainda mais. Podemos nos aperfeiçoar cada vez mais para apresentar um trabalho de qualidade que possa ser realmente valorizado. Amo o feltro.


DAISY ALEXANDRE


Palavras da Daisy: Nunca pensei que fosse consegui me aprimorar, mas com o tempo e depois que comecei a comparar como você escreveu no seu post, comparando com nossos próprios trabalhos, vi que é possível nos superar a cada dia.


JEANNIE LOPES - Atelier ClarisBella


Palavras da Jeannie: No inicio fazia só pra pequenas coisas, não tinha sonho de crescer.
Hj sonho com meu atelier tenho meu CNPJ e melhorei muito, estou fazendo cursos para crescer mais.


EMANUELLE BASTOS - Atelier M&M


Palavras da Emanuelle: Comecei a dois anos atrás quando estava grávida do meu filho e para provar que era capaz de fazer a tão sonhada guirlanda, hoje trabalho apenas com o artesanato e o feltro e o principal. Me apaixonei e não largo mais..rs
Sinto que sou capaz de evoluir muito mais...


SHIRLLY MONTEIRO - Grazy Art´s


Palavras da Shirlly:  A primeira foto foi em 2014, bem no início onde praticava, praticava e praticava....fiz esse presentinho pra mamis.
(O segundo foi mais recente, mas não o último pois gostaria de mostrar um trabalho semelhante).
Assim como antes sempre pensei como negócio...então procurava melhorias sempre para oferecer algo que eu também gostaria de comprar (com qualidade e ótimo acabamento).
Hoje continuo com o mesmo pensamento....melhorar sempre , aprender sempre e oferecer um trabalho que gostaria de comprar também....


ELANE SILVA ANDRÉ - Mimos da Lanny


Palavras da Elane: Meus primeiros e últimos trabalhos. Comecei usando os retalhos de feltro da minha irmã. Estava desempregada. Hoje além de lembranças faço Guirlanda, placas , bonecos, e outras coisas. Sempre assisto vídeos para aprender novas técnicas e criar as minhas tbm , rs.
Afinal de contas cada artesã tem seu jeitinho de trabalhar. Percebi q melhorei muito, e sempre tenho essa foto comigo pra não esquecer onde tudo começou e onde eu estou hoje.


Que tal agora você fazer a sua reflexão? Valorize primeiro o seu trabalho, depois os demais. E lembre-se, o aprendizado é constante! Ninguém sabe de tudo, temos sempre algo a aprimorar e aprender.

Cadastre seu e-mail e receba os novos posts do blog em sua caixa de mensagens:

  • Compartilhe

Leia também

9 comentários

comentário(s) pelo facebook:

  1. Que post maravilhoso....um incentivo para quem está começando e para quem está pensando em desistir não desanimar....parabéns PAM....obrigada por minha postagem estar entre os depoimentos....gd bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila eu é que agradeço por sua participação! E fico muito feliz que tenha gostado!
      Super beijo e muito sucesso!

      Excluir
  2. Muito obrigada Pam,por nos inspirar e incentivar. Este post está muito rico e tenho certeza que irá ajudar muitas artesãs, assim como me ajudou! Um forte abraço e beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada a vc Nanda por ter participado! sucesso e muitas bençãos em seu caminho!
      Beijo grande!

      Excluir
  3. Pâmella,
    simplesmente maravilhoso essa publicação. Falo isso diariamente para as pessoas que me procuram querendo desistir. Devemos tirar sempre um tempo da nossa semana e investirmos em conhecimentos, sejam eles pagos ou gratuitos (que hoje encontramos facilmente na internet). A prática nos leva ao crescimento profissional. E olhar pra trás e vermos como evoluímos é simplesmente gratificante. Não vale a pena desistir !

    ResponderExcluir
  4. Que lindo o post! Parabéns a todas as artesãs pois tanto o antes como o depois são maravilhosos.

    ResponderExcluir
  5. Post totalmente motivador...Prazer enorme poder participar aqui e poder compartilhar um pouco do meu desenvolvimento....

    ResponderExcluir
  6. Justina Maria Mappa23 de agosto de 2017 20:52

    Amei tudo que vi e li por aqui.Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Achei esse blog por um acaso, porém adoreias postagem
    essa mesmo foi maravilhosa, parabens

    ResponderExcluir