Faça seu próprio cenário para fotos

quarta-feira, agosto 16, 2017

Olá arteiras e arteiros! Acredito que uma foto bem feita e caprichada valoriza ainda mais um trabalho. Eu procuro sempre ter todo o cuidado e dedicação na hora de fotografar meus produtos.


Minha máquina fotográfica está bem longe de ser profissional. Mas eu tento na medida do possível caprichar e sempre fotografar na luz do dia para que as fotos fiquem mais bonitas.

Fazia tempo que eu queria criar um fundo fixo para poder fotografar as minhas peças. Acho lindo os fundos de madeira bem clarinhos, mas os tutoriais que encontrei eram todos feitos com ripas que depois eram pintadas e tratadas. Até fui atrás da madeira, da tinta, mas o valor estava ficando salgado demais, ia me dar um trabalho mais ou menos e algo me dizia que eu teria problemas de espaço para guardar meu lindo cenário em casa rsrs…

Daí que em uma das lojas de madeiras que fui (Leo Madeiras) me deparei com uma bancada cheia de fitas de madeira em promoção. Eu nem imaginava que isso existia! Essas fitas, chamadas fita de borda, são utilizadas para dar acabamento nas laterais de móveis.
Existe uma variedade muito boa de tonalidades e larguras (dê uma pesquisadinha do Google por "fita de borda")

E daí plim! Veio a ideia de fazer meu cenário e hoje quero compartilhar com vocês. Não ficou caro e foi super fácil de fazer.
Comprei um rolo de fita numa tonalidade de madeira bem clarinha com 6,5cm de largura. Paguei R$12,00 no rolo de 20 metros.


Depois fui na papelaria e comprei duas chapas de papelão Paraná com uma espessura de mais ou menos 2mm, com 1 metro de largura por 80 cm de comprimento (paguei R$4,50 em cada).


O moço da loja onde comprei a fita de madeira me disse que o ideal seria colar as tiras com cola de sapateiro, mas como eu tinha dois tubos de cola de madeira em casa, usei e deu super certo.

Fui colando as tiras na largura do papelão paraná uma acima da outra. Fiz duas placas com 9 tiras, totalizando de comprimento 58 cm cada placa.


Uni as duas por trás com fita crepe e o resultado foi esse.


Um cenário grande para poder fotografar diferentes peças de diferentes tamanhos. Não é a madeira perfeita, dos sonhos, mas ficou bem lindinho! E eu amei como ficam as minhas fotos agora, todas com o mesmo fundo mantendo um padrão (a doida dos padrões).



E para guardar é só dobrar ao meio e colocar em algum cantinho.


Lembrando que para mim a fita foi bem em conta porque comprei na promoção numa loja bem grande de madeiras, mas se aí na sua cidade ela for cara e não compensar o valor, você pode substituir essa fita de borda por outro material, existem muitos materiais bem legais e baratos no mercado , como o TNT:



Esses são da Mewi Estampados. Lindos demais!

E o papel tipo contact:




Espero que gostem e aproveitem a dica.
Beijos e abraços!

  • Compartilhe

Leia também

23 comentários

  1. Parabéns e obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Oi!! Que bom que gostou!! Fico feliz!! Se fizer me mostra, vou adorar!!
      Beijos

      Excluir
  3. Amei, amei! Já vou procurar aqui na minha cidade. Obrigada pela dica, você é um amor! 😘

    ResponderExcluir
  4. Que legal! Adorei a sua dica, com certeza valoriza mais o nosso artesanato. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone! Que bom que gostou! Com certeza valoriza mesmo... precisamos pensar em cada detalhe no nosso trabalho né? Sempre melhorar!
      Beijos linda!

      Excluir
  5. Amei, obrigado por dividir com a gente 😘

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por compartilhar....suas dicas foram muito importantes para mim....💋💋❤💙💚💜💛💋💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sueli! Fico feliz em saber! Espero que lhe ajude!
      super beijo

      Excluir
  7. Olá amei, mas me tira uma duvida vc colou as 2 folha de papelão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine, tudo bom? Colei as tiras totalizando 9 em cada folha de papelão, depois cortei o que sobrou de cada uma e colei as duas extremidades com fita crepe por trás, pra poder dobrar e abrir o cenário.
      Super beijo!

      Excluir
  8. Na minha cidade a fita de borda é mais difícil de encontar... Mas o papel contact eu acho fácil. Vou fazer com certeza! Me diz uma coisa... Qual horário do dia vc tira as suas fotos, Pam? Tô tendo dificuldade pra tirar fotos com uma luz que me agrade mesmo de dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi July! Creio que com o papel contact fica super legal também! O seu vai ficar lindo!
      Eu tiro minhas fotos sempre lá pelas 14:00, 15:00 horas, é o horário que o dia está bem claro na minha sala. Coloco o cenário bem em frente a janela, com a luz batendo na frente do cenário.
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Pâmella
    Que maravilha de tutorial. Também eu procuro sempre ter um cenário bem clarinho para dar destaque às peças. Fica tudo muito mais bonito.
    Obrigada por partilhar.
    Estou encantada com seu blog e muito mais com os teus feltros.
    Beijinho de Portugal
    Marta
    https://pitinhosdamarta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir