Sabe o que você precisa ter para abrir seu negócio em casa?

sexta-feira, setembro 29, 2017

O artesanato está na moda! É só você dar uma espiadinha no Pinterest ou no Google e vai encontrar muitas inspirações por aí de ateliês em casa, de organização, de decoração. E daí aquela vontade de ter seu cantinho e de trabalhar com isso no conforto do seu lar vem com tudo!

(imagem Pinterest)

Mas para dar certo, para não correr muito risco, sabe do que você precisa ter para abrir seu próprio negócio em casa?  CERTEZA! Certeza de que é isso mesmo que deseja! Certeza da área que quer seguir! E o mais importante: CERTEZA de que está PRONTA(O) para começar!

Não adianta agir somente pela emoção e pela motivação que outras pessoas lhe causam… Antes de você sair comprando material, equipamento, criando ateliê, cartão de visita e loja virtual, você deve avaliar e planejar muito bem seus passos! As chances do seu negócio dar certo serão infinitamente maiores se você começar totalmente segura(o) de si. Não existe fórmula mágica e nenhum anjinho irá sussurrar no seu ouvido dizendo: “vá em frente, vai dar certo” hehe… Mas existem maneiras de você conquistar essa segurança.

Antes de mais nada pesquise muito sobre home office! Tenha em mente que você ficará a maior parte dos seus dias literalmente em casa! Existem muitas pessoas que não conseguem, que precisam ver rua, ver gente. Pense bem se você não é uma dessas pessoas.
Converse com quem tem experiência, faça testes, planeje sua rotina de trabalho. Como? Presenteie pessoas com sua arte e faça de conta que esses presentes são suas encomendas. Como você irá administrar seu tempo para dar conta delas e da casa? Sim cara amiga, não se esqueça de que a casa (para a grande maioria das artesãs) continuará sendo responsabilidade sua!
Ah! Separe aí um pedaço do seu dia para administrar a parte de atendimento ao cliente também.
Enfim, você nunca estará 100% na rotina casa x trabalho, pois nenhum dia será igual ao outro principalmente quando se tem filhos, mas antes de se lançar no mercado vale a experiência de testar.

Pratique (e muito), estude (e muito). Seja crítico e chato com seu produto! Será que  eu já estou pronta(o) para vender meu trabalho? Eu compraria? Ou existem produtos melhores por aí? Gente, não pode estar mais ou menos, ou bom para começar… Não existe essa de “bom para começar”! A partir do momento que você coloca o seu trabalho a venda, ele DEVE ser impecável, bem acabado, caprichado, criativo… do contrário você some no mercado! Tenha em mente que existem muitas e muitas pessoas super dedicadas e feras no que fazem! “Ah, mas tem espaço para todo mundo!” Tem sim, mas para “todo mundo” que tem um bom trabalho.
Por isso a importância do treino. É clichê, mas muito verdade: só a prática leva a perfeição! O cliente não quer ver mais do mesmo, ele quer novidade! Mas se for mais do mesmo que seja no mínimo o melhor e mais bem feito! Com a minha experiência eu te digo, clientes vão "chorar" valor, vão querer desconto, isso faz parte. Mas com um trabalho impecável em mãos ele compra! Clientes não faltarão!


Não confie só no talento e no dom que Deus te deu. Não se acomode no que sabe fazer, não tenha medo do novo, de ousar e errar… As pessoas mais bem sucedidas no artesanato erram muito mais do que acertam! Pode apostar! E são desses poucos acertos que as ideias mais lindas e os trabalhos mais perfeitos surgem.

É difícil, é cansativo, a rotina é pesada... Em muitos dias a vontade de desistir toma conta! Mas se você estiver preparada(o), as chances de seguir em frente e dar certo serão gigantes! Não empurre com a barriga, não se deixe enganar, seja você o seu maior incentivador.

Um grande beijo e fiquem com Deus.

Cadastre seu e-mail e receba os novos posts do blog em sua caixa de mensagens:

  • Compartilhe

Leia também

11 comentários

comentário(s) pelo facebook:

  1. Pâmella! Te escrevi um email e já tem metade dele respondido aqui! Como já te disse, você inspira! Admiro seu trabalho de verdade! Estou começando e já presenteando pessoas próximas, desfazendo e refazendo pra entregar o melhor possível, mesmo com filhos e casa, sinto que meu futuro está aqui. Sei que será suado rs mas terei meu ateliê! E continuarei "te seguindo" e admirando! Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha linda! Tudo bom? Respondi seu e-mail e agradeço demais por seu carinho por aqui e lá no e-mail, fiquei muito feliz! Espero que tenha te ajudado, e saiba, precisando é só chamar!
      Super beijo!

      Excluir
  2. Ótimo texto Pâmela, se encaixa perfeitamente na minha realidade. Tenho tudo o que vc citou, menos o meu cantinho( só um provisório), mas se Deus quiser vou conseguir em breve!um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regiane! Tudo bom? Olhe só, confie que o cantinho logo chega... Eu ainda não tenho meu cantinho dos sonhos, mas creio que trabalhando e investindo, aos pouquinhos conquistaremos nosso lindo ateliê!
      Super beijo!

      Excluir
  3. Pâm vc arrasou neste post. Amei. Sábias palavras ... isso mesmo para tudo na vida tem que ser feito com dedicação ... obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia! Muito obrigada! Fico feliz! Com certeza temos que fazer qualquer coisa nessa vida com muita dedicação!
      Beijos mil!

      Excluir
  4. Conteúdo excelente viu, aproveito para te convidar a vir conhecer minha página https://www.youtube.com/channel/UCzcWPOJusNLxXngQodUzOHw?view_as=subscriber

    ResponderExcluir
  5. Pâmella, Pâmella...você realmente é daquelas que faz bem feito tudo o que se compromete a fazer! Que post lindo, cheio de realidade, dicas e ao mesmo tempo motivador...você arrasa mesmo! Estou adorando tudo isso aqui, como adoro tudo o que você faz! Parabéns por mais esse trabalho incrível!��
    Jaqueline

    ResponderExcluir