Passo a Passo: Guirlanda Slim

domingo, outubro 29, 2017

Olá arteira(o)! A pergunta que mais recebo por mensagens é a de como eu faço para deixar as minhas guirlandas mais "gordinhas" do que o modelo slim normal e como eu faço para deixá-las bem lisinhas e redondinhas.

Vou dizer para você que já testei várias maneiras de confeccionar e já me estressei um tanto até chegar nesse modelo que eu uso. Criei tamanhos diferentes de bases para que o tecido e o recheio que eu escolhi (que deixa a guirlanda mais fofinha) ficassem certinhos e não me desse dor de cabeça na hora de casear.

Pois bem, estava eu confeccionando mais uma guirlanda e pensei, bóra fazer um passo a passo? E cá estou eu, vamos lá!?



Moldes:

Vamos criar dois moldes. O primeiro círculo com 30 cm, é o que você irá utilizar para riscar os recheios da guirlanda. O outro molde, o círculo de 31 cm, um pouquinho maior, você irá riscar os tecidos e feltros.
Creio que uma guirlanda de 30 cm é o tamanho ideal para oferecermos as clientes. Mas você pode variar as medidas das circunferências de acordo com o pedido.

Atenção: A imagem abaixo é ilustrativa, apenas servirá de guia de medidas para vocês confeccionarem os seus moldes.

Os meus moldes eu recortei em um papel cartão. O ideal é que seja um material mais firme para facilitar o risco, mas você pode utilizar o material que desejar (folha de acetado, pasta plástica escolar velha, caixas de cereais, etc).

Confeccionando o recheio da guirlanda:

Com o molde da circunferência de 30 cm, risque e recorte:

- 01 vez no papelão (eu utilizo caixas que pego no supermercado)

- 02 vezes na manta acrílica R2

- 01 vez na manta acrílica grossa de 2 cm de espessura (eu não sei se existe um nome específico para essa manta, sempre compro com o nome de manta grossa, rs. Se souber me avise que eu edito aqui no post)


A dica que eu dou já nessa primeira etapa para a guirlanda ficar bem perfeitinha é recortar com precisão e no mesmo tamanho todos os círculos. Procure deixá-los o mais redondinho e certinho possível.

Tudo recortado! Agora vamos montar o recheio. Passe cola de silicone líquida no papelão e por cima cole o  círculo de manta grossa, tomando o cuidado de centralizá-los muito bem.



Feito isso, vamos colar as duas camadas de manta R2 também com a cola de silicone líquida, uma por cima da manta grossa e a outra por baixo do papelão.


Pronto, esse será o nosso recheio. Mas espere, tem mais uma dica! Passe o ferro em modo a vapor por cima desse recheio. Isso ajuda e muito a deixar tudo no seu devido lugar, sem ondulações na manta e etc. (não esqueça de deixar no modo a vapor, ou colocar um paninho por cima para não grudar).


Agora sim! Tudo passadinho? Deixe quietinho o recheio e bóra costurar os tecidos e feltros.

Montando os tecidos da guirlanda:

Escolha os tecidos e feltros que irá utilizar. Supondo que você escolheu dois tecidos diferentes para a frente da guirlanda, (serão duas metades), vamos começar pelo risco.

Utilizando o molde da circunferência maior, dobre ao meio esse molde e risque: metade em um tecido e outra metade no segundo tecido.

Agora atenção, espie na foto abaixo, o final do molde é onde você está vendo o traço pontilhado. Porém, para podermos fazer a junção com a costura dos dois tecidos precisamos de mais um pedacinho, então você deve medir e riscar mais 1 cm de cada lado.


Riscados os dois tecidos, vamos usar a termolina leitosa para fazer com que o tecido não desfie ao recortar. Com a ajuda de um pincel ou um cotonete, passe em todo o risco dos tecidos (não há necessidade de passar naquele traço pontilhado, pois é lá que vamos costurar) e deixe secar.


Secou bem? Hora de recortar! Daí vai mais uma dica, recorte com todo cuidado do mundo para manter o círculo bem certinho. Pode parecer exagero da minha parte, mas não é, se o risco do recorte ficar torto, vai aparecer depois da base caseada.

Depois de recortadas, vamos unir as duas partes. Se você mediu certinho aquele 1 cm, as partes encaixam perfeitamente e daí é só unir direito com direito do tecido e alfinetar.


Feito isso é só passar a costura naquela linha tracejada, lembra? Eu faço minha costura a mão, utilizando o ponto alinhavo bem miudinho. Mas você pode utilizar a máquina de costura sem problemas.


Unidas as duas partes é hora de acertar a costura e passar, passar muuuito bem os tecidos. Sim, eu tenho desespero de tecido ou feltro amassados. Mas esse desespero me fez descobrir a diferença no acabamento de uma peça com tudo passadinho e outra não. Vai por mim, passe tudo!


No verso da guirlanda eu utilizei dois tons de feltro também. Como os tecidos são bem distintos o correto é casear cada metade com uma cor de linha que combine. Se eu usasse um círculo de uma única cor o acabamento ficaria feio. Mas no caso de uma guirlanda com um só tecido, ou tecidos com o fundo parecido, onde você possa utilizar a mesma tonalidade de linha, o círculo de feltro atrás da guirlanda pode ser único.


Vamos lá então. Para formar as partes que irão "encapar" o nosso recheio você terá de ter (lembrando que todas essas partes devem ser feitas com o molde do círculo maior): um círculo dos tecidos (que será a frente da guirlanda), um círculo de feltro branco (ele faz fundo para nossos tecidos, deixando-os com uma cor mais bonita além de nos ajudar no caseado) e por último, um círculo das duas partes de feltro (que será o verso da guirlanda).

Centralize bem todos os círculos, ajeite todos os cantinhos e alfinete perto do círculo interno. Tudo precisa estar alinhado para o tecido não repuxar, ou ficar torto.



Depois de tudo alfinetado, é só casear o círculo interno. Nas guirlandas, é muito importante não apertar os pontos e manter o tamanho e a distância entre eles, pontos tortos e apertados resultam em guirlandas tortas ou com a bordinha toda enrugadinha.

Quanto ao tipo de linha, eu utilizo apenas um fio de linha normal de costura. Como as partes se encaixam bem e não iremos colocar fibra por dentro da guirlanda, não existe a necessidade de ser uma linha mais reforçada. Um só fio de linha trás um acabamento muito mais delicado na peça.


Caseado o miolo, agora vamos pegar o recheio que confeccionamos lá no início. Encaixe o mesmo entre os tecidos de acordo com a imagem abaixo, ou seja, a sequência será: tecido, feltro branco, recheio e o feltro do verso da guirlanda.

Com a ajuda do ferro de passar (olha meu amigo aí novamente), vá acertando o tecido no recheio. Aqui a paciência entra em jogo, tenha calma, parece que nunca esse tecido todo embolado vai ficar retinho, mas ele fica! Te garanto!


Antes de alfinetar a guirlanda para casear não podemos esquecer da alça que irá servir para pendurá-la. Nessa utilizei uma faixa de tecido, mas você pode usar o que desejar, uma fita, uma argolinha, etc. O modo de fixar será basicamente o mesmo. Ela será fixada no verso da guirlanda na última camada do recheio.

Tome o cuidado de centraliza-la, para isso primeiro alfinete a alça e pendure para ver se está certinho. Estando no lugar ideal,  fixe com um pouquinho de cola quente nas duas pontinhas.



Alça no lugar, agora é alfinetar toda a guirlanda perto da borda externa. Pode alfinetar o máximo que puder acertando e deixando tudo bem esticadinho. Alfinetado? Pegue novamente seu novo  amigo inseparável senhor ferro, e dê mais uma acertadinha no tecido.


Partiu casear? Agora é só ir costurando, lembrando de não apertar os pontos, manter tamanho e distância e colocar todo o seu coração nessa etapa.


Uma dica que pode facilitar a cortura: coloque a guirlanda nessa posição em seu colo, segure as bordinhas e vá caseando.


Fechada a primeira metade com a linha mais clara, troque de cor e comece a outra parte.




Verso da guirlanda. Também retinho e bem feitinho.


Você pode fazer a parte da frente de suas bases com tecido assim como essa do passo a passo ou feltro. Hoje com a variedade linda de estampas as opções são muitas. A base em feltro é mais fácil de casear e também elimina a etapa de passar a termolina para não desfiar no momento do corte.


Conheça minhas coleções de feltro clicando aqui --> Coleções de feltro Pâmella Miraglia - Mamãe Arteira

E esse foi meu passo a passo! Espero de coração que ele possa ajudar você de alguma forma.

Qualquer dúvida pode deixar sua mensagem aqui nos comentários que eu respondo sempre que puder, tá bom?

Se der certo ficarei feliz em saber e ver o seu resultado! Me chame, vou amar!

Beijos e fiquem com Deus!

Conheça minha loja virtual de apostilas: www.lojamamaearteira.com




Cadastre seu e-mail e receba os novos posts do blog em sua caixa de mensagens:



  • Compartilhe

Leia também

0 comentários

comentário(s) pelo facebook: