Revelação: Amigo Secreto Mundo do Feltro

quinta-feira, dezembro 28, 2017

Esse ano fui convidada pelo Rodolpho Barreto para participar de um projeto super bacana! O Amigo Secreto Mundo do Feltro. A ideia dele foi de aproximar os profissionais da área, fazendo com que o artesanato em feltro se foque mais nos trabalhos, no carinho em criar e na união dos artesãos, baseado no respeito e boa convivência.  Desde o dia primeiro de dezembro começaram as revelações, cada artesão prepara um presente e envia para seu amigo secreto. Além disso divulga por meio de um PAP o presente em suas redes sociais. Olha só que show!

Achei a ideia muito bacana e com muito carinho aceitei. O mundo anda carente de amor e de tolerância. Se já tomei rasteira? Se já me magoei? Me decepcionei com situações e pessoas nessa nossa área? Sim! Mas faz parte! E do mesmo modo que me decepcionei posso ter decepcionado também. Somos humanos, falhos, mas creio que a cada dia podemos melhorar.

Com esse convite tive a oportunidade de conhecer melhor cada participante e descobrir pessoas especiais! Incluindo minha querida amiga secreta! Uma mulher guerreira, batalhadora, que não tem medo do trabalho e tem um coração maravilhoso! Suas peças transbordam amor e carinho. Uma pessoa que merece tudo de melhor nessa vida!

Quem será? Quem será?

Minha amiga secreta é artesã Aline Solf! Minha linda, já te admirava de longe, agora conhecendo um pouquinho de ti passei a admirar ainda mais. Fiquei de olho em suas dicas, nos seus gostos e preparei um presentinho com todo meu carinho para decorar seu cantinho! Espero que goste dele e dos mimos que coloquei na caixinha. Foi uma honra poder te presentear esse ano!


O presente prontinho é da Aline, mas como disse acima, o projeto é ensinar a peça à todos! Bóra aprender a fazer esse bastidor? (os moldes estarão no final do PAP)

MATERIAIS NECESSÁRIOS: 

- 01 bastidor de madeira de 25cm
Você pode utilizar o tamanho que desejar, desde que redimensione os moldes.
- 03 estampas de tecido
Uma para o fundo (escolha uma  clarinha para destacar o desenho e facilitar o risco do bordado), uma para encapar o bastidor e uma para a alça de pendurar e asinha do passarinho.
- Linha para bordar a frase 
Você pode utilizar a que desejar, desde que ela seja mais grossinha para que o bordado fique bem aparente. Eu utilizei 3 fios de linha de uma meada marrom.
- Linha (comum ou de meada) para casear e bordar detalhes
Eu utilizo a linha comum de costura, mas você deve utilizar a que preferir.
- Linha normal para costurar a alça
- Linhas para enrolar nos carretéis 
Eu utilizei a linha Duna da Círculo para confeccionar as meadas e o fio inteiro de meada (os 6 fios) para os carretéis de linha comum.
- Agulha para casear as peças e também para bordar a frase
Eu utilizo a mesma para ambos os trabalhos, a minha é a numero 07, consigo passar os 3 fios no buraquinho da agulha com um pouquinho mais de paciência e carinho.
- Feltros
Nas cores dos carretéis, passarinho, e branco para o acabamento atrás do bastidor e asinha do passarinho
- Papel Paraná
Para o aumento da parte externa do mesmo e para o acabamento atrás.
- Fita Crepe
- Manta R2
- Manta Pack 8mm
Se possuir ou for fácil de conseguir, do contrário dá para fazer sem.
- Termolina leitosa
- Cotonete ou pincel para aplicar a termolina
- Cola quente
- Cola de silicone líquida
- Caneta que apaga com calor 
Eu prefiro essa pois facilita demais o trabalho e o acabamento da peça. Se não tiver pode ser um lápis 6b ou uma caneta normal. Mas tome cuidado, pois utilizaremos para transferir a frase no tecido também, a caneta não deve aparecer no bordado.
- Régua
- Tesouras

Agora mão na massa!

ENCAPANDO O BASTIDOR:


Quando você compra o bastidor ele se separa em duas partes. Vamos encapar a parte maior ok?


Você pode recortar as tiras direto no tecido pulando o passo da termolina, mas se for perfeccionista como eu e não gostar de alguns fiapinhos que o tecido irá soltar aconselho a fazer esta etapa! rsrs...
Para um bastidor de 25 cm risque 3 faixas de 4 cm por 70 cm (o comprimento da faixa vai depender do espaçamento que você der quando for enrolar no bastidor, portanto essa medida é aproximada).
Passe a termolina nos riscos, espere secar ou acelere a secagem com o secador de cabelos.



Recorte as faixas e comece a enrolar no bastidor. Para começar fixe a pontinha com a cola quente.



Vá dando voltas bem apertadas com as tiras. Enrole de modo que tudo fique bem esticadinho e sem rugas.



Agora atenção para o pulo do gato! Como não indiquei um bastidor regulável (ele é mais caro e particularmente não acho bonito), se você enrolar ele todo com o tecido não seria possível encaixar o aro menor por dentro pois a circunferência aumenta.
E agora José? hehe... Agora você irá parar de encapar o bastidor deixando esse espaço sem tecido como nas imagens abaixo.
Com a ajuda de um estilete ou uma tesoura (ele é muito fácil de cortar), faça um corte no bastidor. Depois disso encaixe a parte menor, repare que vai abrir um espaço. É exatamente esse espaço que precisamos aumentar.



Corte e enrole um pedacinho de papel paraná e encaixe na abertura.



Retire com todo cuidado o aro interno (cuidado para não tirar do lugar o pedacinho de papelão) e fixe a parte adaptada com fita crepe para que tudo fique bem uniforme, sem aparecer que foi emendado. Continue encapando com as faixas de tecido e arremate com cola quente para o lado de dentro.



O resultado será esse. Um bastidor lindo de viver!



PREPARANDO E BORDANDO O BASTIDOR:


 Coloque o tecido de fundo sobre o aro menor do bastidor e encaixe o maior como nas imagens abaixo.



Recorte o "molde" da frase, encaixe no avesso do bastidor e fixe com pedacinhos de fita crepe para não sair do lugar enquanto você transfere o risco.
Você já pode retirar o excesso de tecido que sobrou também.



Como o tecido é branquinho a frase fica bem evidente e fácil de riscar. Apoie algo por trás para dar firmeza no risco e transfira para o tecido com a caneta que apaga com o calor.



Antes de começar o bordado, faça o acabamento do tecido de fundo colando para dentro com cola quente, assim a frente já ficará bem lisinha e totalmente fixa no lugar na hora de bordar.
Para o meu bordado utilizei o ponto correntinha usando 03 fios de meada. Mas você pode bordar com o pontinho que preferir, fica lindo também com o mais simples deles, o pontinho atrás bem miudinho. O segredo é caprichar nas curvinhas das letras, deixando tudo bem redondinho.
Depois que bordou passe o ferro de passar para retirar qualquer marquinha de caneta.



CONFECCIONANDO OS CARRETÉIS E PASSARINHO:

Risque e recorte os moldes dos carretéis.
Borde os detalhes com a cor que preferir (usei a mesma linha que bordei a frase).
Risque e recorte (um pouquinho para dentro da linha) o recheio na manta R2.




Cole o recheio com um pinguinho de cola de silicone líquida, faça o sanduichinho e caseie. Faça isso em todas as peças. São dois carretéis de meada e três de linha comum.




Comece a enrolar o fio pela parte de trás, fixando com um pinguinho de cola de silicone líquida. Vá enrolando com cuidado e capricho até chegar na outra ponta e arremate também por trás da mesma forma que começou.



Repita o processo em todos.



Risque e recorte o passarinho e o recheio na manta R2.
Borde o olhinho, cole o biquinho e caseie.



Você pode fazer a asinha utilizando o termocolante para o tecido não desfiar e já colar no feltro. Como eu não tinha mais termocolante em casa, utilizei a termolina e a cola de silicone líquida.
Risque o molde da asinha no tecido e passe a termolina. Espere secar e recorte.
Risque e recorte outra asinha no feltro branco.
Passe a cola de silicone líquida espalhando muito bem (com o dedo mesmo) por todo o feltro deixando uma camada bem fininha de cola, como se fosse um adesivo, e cole a asinha de tecido por cima. O resultado fica muito bom.



Cole a asinha no passarinho com cola quente e prontinho. Todas as peças finalizadas!


Monte conforme a imagem e cole no bastidor com cola quente.



Depois de colado borde os pezinhos do passarinho com o pontinho atrás.



ALÇA PARA PENDURAR E ACABAMENTO DA PARTE DE TRÁS:

Recorte uma tira no tecido escolhido de 4,5 cm por 20 cm. Costure (a máquina ou manualmente mesmo), desvire e passe muito bem.




Medindo pelo aro menor do bastidor, recorte um círculo no papel paraná, um no feltro branco e um na manta pack.
Eu usei a manta pack porque ela encaixa bem certinho por dentro e com isso tive mais um ponto de colagem da alça no bastidor, achei que ficou mais firme e não fez fundo na frente (a chata do perfeccionismo ataca novamente kkk), como eu tinha em casa usei um pedaço, mas se você não tiver não tem problema em não utilizar.



Encaixei a manta pack, centralizei a alça e colei na manta e nas bordas do bastidor com cola quente. Mas como disse, se não tiver a manta pode colar a alça apenas nas bordas, só tome o cuidado da sobra da alça não fazer fundo na frente do bastidor.



Cole o círculo de feltro sobre o papelão com cola de silicone (não gosto de usar a cola quente nesse tipo de colagem, acho que marca um pouco).


Depois cole esse círculo (agora sim com a cola quente) sobre o verso do bastidor e está finalizada a sua peça!






MOLDES: 

Os moldes estão em tamanho natural, é só clicar nas imagens e salvar em seu computador!




Um grande beijo para minha linda amiga secreta e a você que curtiu esse PAP. 



Cadastre seu e-mail e receba os novos posts do blog em sua caixa de mensagens:


  • Compartilhe

Leia também

1 comentários

comentário(s) pelo facebook:

  1. Amei, obrigada pelo carinho em dividir seu conhecimento! Sucesso e prosperidade

    @ecletikland

    ResponderExcluir