Home office (com filhos) é para os fortes!

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018
Trabalhar em casa foi uma opção minha a partir do momento em que percebi que não poderia ficar longe das minhas crias. Foi uma decisão muito bem pensada mas mesmo assim confesso que não fazia ideia do que viria pela frente. Nesses 8 anos de Leonardo e 6 de Felipe já pensei em desistir várias vezes. É complicado conciliar todas as tarefas diárias.


Home office (com filhos) é para os fortes! E eu arrisco a dizer que tem dias que morro de inveja de quem sai para trabalhar todas as manhãs, e pode se dedicar tranquilamente em um projeto, que consegue conversar com outras pessoas, mudar o foco um pouco, entre outras coisas.


Em casa além dos assuntos profissionais você tem o marido que vem almoçar, a casa, o cachorro, o gato, o periquito pra dar conta. Você tem o filho que está com uma fome desesperadora e não pode esperar 5 minutos, do contrário entra em inanição.

Então hoje resolvi falar um pouquinho de como eu me organizo aqui para dar conta da casa e do trabalho ao mesmo tempo. Completaram 4 anos e meio que não tenho uma boa alma pra me ajudar nos afazeres domésticos. Pois bem, até já me acostumei e hoje até gosto da liberdade que tenho, sem ter uma pessoa dentro da minha casa. Enfim, sou eu mesma na labuta diária.

No início eu queria abraçar o mundo de uma vez, queria limpar a casa, cozinhar, dar banho no filho, passar roupas e costurar ao mesmo tempo! Conclusão: não dá! Não rola! Eu só me estressava.

Mas eu desisti? Não! Foi aí que descobri o segredo! PLANEJAMENTO e FOCO.

Primeira coisa muito importante: Trabalhar em casa não significa não ter horários a cumprir. É necessário seguir horários sim e principalmente fazer com que as pessoas da sua casa entendam isso e respeitem. Trabalhar picado não rende! Então você precisa organizar seu dia pensando nas horas que você pretende se dedicar ao ateliê.
"Ah, mas meu filho é pequeno, ainda não vai para a escola!" Ok, impossível desligar o filho às 12:00  e religar às 18:00 né? Mas tente mesmo assim manter um horário, monte lá no ateliê um cantinho pra ele brincar e desde sempre mostre que você está lá com ele, mas que está trabalhando e que aquilo é sério.
Dá super certo! Chego a me emocionar quando escuto meus filhotes hoje já maiores dizendo: "Mamãe está trabalhando, daqui a pouco ela vem pegar (seja lá o que eles queiram na hora)".
Outra coisa, pare quando precisar mas não perca o foco, não se distraia.
Eu era fera em me distrair quando meu mais novo era bebêzinho. Eu ia dar de mamar, e perdia a noção do tempo na internet, e o que acontecia? Eu louca pelas madrugadas pra dar conta das encomendas.

Bom, no meu caso eu precisava me planejar para organizar minhas tarefas de casa and filhos e o trabalho no ateliê, mas você planejará seu dia de acordo com a sua rotina. Algumas trabalham meio período fora, outras estudam, enfim...

No caso de quem cuida da casa como eu fiquem a vontade para testar o meu planejamento. Vejam só, é só um exemplo da divisão ok? Cada uma sabe onde o calo aperta ou quando as coisas estão mais tranquilas para realizar as tarefas, mas eu divido assim e me ajuda bem.

LIMPEZA:
Dois dias seguidos do mês: faxina pesada
Aquela que você limpa rejunte até não querer mais, esfrega parede, quase se mata sufocada com tanto cloro, etc e tals.

Depois de 15 dias: banheiros e cozinha
Banheiros e cozinha não dá pra não "limpar bem limpado" pelo menos duas vezes no mês né? Nesse dia eu trabalho no ateliê se sobrar tempo, então deixo esse dia como não trabalhado.

Todos os dias: arrumo cama, lavo louça, dou aquele "tapa".

Dia sim dia não: varro e passo pano.

Uma vez por semana: lavo a sacada

ROUPAS:
Uma vez por semana (início): troco a roupa de cama e toalhas e lavo a maior quantidade de roupas que eu conseguir. Como não sou escrava do tanque coloco praticamente tudo na máquina e é só esperar. Salvo as meias dos meninos e panos de prato que eu deixo de molho e dou uma esfregadinha básica (santo vanish white).

Uma vez por semana (final): Passo (tento) roupas. Odeioooo com todas as minhas forças passar gente! Daí que tem semana que passa batido, confesso, e vou passando conforme a necessidade. Para ajudar, quando lavo penduro camisas sociais em cabides e não uso pregador em nada.

COMIDA:
Marido vem almoçar em casa todos os dias e leva os meninos para a escola. Então eu tento ser prática no fogão. Não sou amante mas me viro bem. Então por aqui arroz e feijão tem praticamente todos os dias, apenas um dia na semana eu faço uma massa. Tendo o arroz com feijão, a "mistura" como diz minha vózinha, eu vou no prático e rápido, carne de panela, frango, legumes cozidos, etc e tals. E com os "soborôdontê" (as sobrinhas boas) faço bolinho de arroz, torta salgada e por aí vai. Mas é claro que tem dia que não estou com saco e vamos de cachorro quente e pizza por exemplo.

Tirando os dias de faxina pesado, em todos os outros eu costumo fazer tudo na parte da manhã, tipo mulher polvo mesmo: "tapa" na casa, comida, lição de casa, roupa na máquina. Dá tempo? Dá! Desde que você acorde cedo é claro!

Quando marido e filhos saem eu lavo a louça e começo a trabalhar no ateliê e daí vou até às 19:00. Horário que geralmente eles chegam. Ou seja, lembram lá em cima quando falei de seguir horários? Sento no ateliê às 13:30 e vou até às 19:00. Tempo suficiente para render muita coisa. Mesmo marido estando em casa eu fecho a porta e tchau! rsrs...

Noites e finais de semana eu procuro sempre não trabalhar e curtir minha família, mas é claro que às vezes algum contratempo acontece durante o dia, daí o trabalho se estende pela madrugada ou pelo sábado. Não tente ser ninja e não se sinta frustrada quando isso acontecer! Faz parte!

Fácil? Não! Corrido? Sim! Mas é costume, com o planejamento nos eixos a coisa flui e você se sente bem, com a sensação de dever cumprido!

Para quem conseguiu chegar até aqui que eu possa ter ajudado de alguma forma.

Beijos no coração. Até a próxima!

11 comentários

  1. Oi Pâmela
    Trabalho fora de casa por isso o trabalho no atelier tem de ser feito à noite e às vezes ao fim de semana.
    Mesmo assim tenho tudo o resto para fazer: compras, limpezas, comidas.
    Também tenho de ter uma rotina quase militar para me conseguir organizar.
    Há dias que saio tão cansada do emprego que não consigo fazer nada em casa, mas compenso noutro dia.
    Há que fazer muitos ajustes :). Vida de mulher é fogo :)
    Beijinho
    Marta
    https://pitinhosdamarta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta! Saudades de ti! Realmente vida de mulher não é moleza não hehe... Mas sempre damos conta não é mesmo? De um jeito ou outro damos conta!
      E sim, se não tivermos rotina quase nada sai... concordo viu! Por aqui não é diferente!
      Um super beijo!

      Excluir
  2. Obrigada por me ajudar, simplesmente dizendo que é possível..
    As vezes parece que vou ficar louca, isso que nem tenho filhos.
    Me distraio muito.. obrigada pelas dicas 😘😘😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa! Acho que todas nós já pensamos que ficaremos louca kkkk... Faz parte!
      Foco minha linda! Vai dar tudo certo!
      Sucesso pra ti =)

      Excluir
  3. Que bacana vc dividir conosco sua rotina, saiba que ajuda muito a nos organizarmos tbém e principalmente saber que ñ estamos sozinhas. Grande abraço! Admiro muito seu trabalho,parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Meiri! Muito obrigada pelo carinho! Fico muito feliz que de alguma forma eu tenha ajudado!
      Super beijo!

      Excluir
  4. Amo seu blog, e além de dar conta de tudo, ainda escreve esta menina, maravilhoso, faço as mesma coisa que você, tudo no período da manhã, e o restante vamos ajustando, bjos e obrigada por compartilhar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debys! Que delícia de carinho! Muito obrigada! Seguimos fortes minha querida!
      Beijo grande!

      Excluir
  5. Estou conhecendo seu blog agora estou adorando as dicas.
    Ansiosa para ver tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana! Seja bem-vinda! Que bom que está gostando!
      Um super beijo!

      Excluir
  6. Final do ano passado quis conciliar filha, casa, artesanato e estudo. Resultado: SURTEI hehehe tive uma conversa franca com o marido, e ele super entendeu, e hoje ele me ajuda muuito!! É preciso ser forte para conseguir fazer tudo que precisamos para alcançar nossos sonhos 😀 mas juntos somos mais fortes!! E parabéns, seu blog e seu trabalho são lindos!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.