Vamos falar sobre gentileza no artesanato?

domingo, 22 de abril de 2018
Quando minha cabeça está a mil, a insônia me pega... e cá estou eu às 02:34 da manhã, pensei em levantar e costurar, pensei em comer (amém senhor que não me deixou cair em tentação), mas preferi não levantar e correr o risco de acordar alguém. Então para não ficar olhando para o teto e fritando feito coxinha na cama resolvi pegar o note e escrever (tenho dessas).

Os dias passam e nem vemos, temos de ser mil em uma. Encomendas, projetos, filhos, casa, marido, gato, cachorro, periquito e tartaruga para dar conta. Mas ainda assim não creio que isso justifique a falta de empatia, de delicadeza, humildade, de atenção para com o próximo... Você já percebeu quanta falta de gentileza existe no mundo do artesanato? (Nem vou falar na vida toda pois aí mesmo é que não durmo nunca mais)

GENTILEZA = Delicadeza, cortesia, amabilidade, cordialidade
                            Qualidade de pessoa prestativa, atenciosa.

“Gentileza é um jeito de ser, de olhar o mundo, de assimilar a vida e compreender que somos todos um, que vivemos como uma grande teia, onde uma atitude gera outra e outra. E assim, somos todos afetados pelo que fazemos uns aos outros” (Rosa Braga)

Você já dever ter lido ou escutado a frase: "gentileza gera gentileza" não é mesmo? Deveria ser uma verdade! Mas acho que ultimamente ela não se aplica tanto... não no artesanato! Sabe porque eu digo isso?

- Quantas vezes você vê no seu feed ou num grupo um trabalho feito com capricho e lá tem vários "belos" comentários: "Tem molde?" "Passa o molde?". Juro que me dá palpitações! Cadê a educação, a gentileza, a empatia? Putaqueoparóles! Diga pelo menos: "Oi fulana, lindo trabalho, você disponibilizaria esse molde?" Sinta a diferença! É gritante! Algumas palavras a mais e plim! Tudo muda!

- A(o) artesã(o) disponibiliza um molde, uma dica, um tutorial com todo carinho, e cadê o agradecimento? Cadê uma curtida, um comentário? Um coraçãozinho? rsrs...
Lembra que gentileza gera gentileza? Bóra aplicar! Se você ver um pap, um tutorial, elogie, agradeça! Isso faz com que aquela pessoa se sinta feliz, e queira produzir cada vez mais... E quando for sua vez de disponibilizar algo a retribuição ocorrerá!

- SUA COLEGA ARTESÃ NÃO QUER SEU FIM. Sim, em letras maiúsculas pois isso me da gastura! kkkk... Quantas e quantas vezes eu percebo artesãs que não curtem, que não elogiam, que fingem não ver os trabalhos da "concorrência" com medo de sair perdendo? Ao contrário! Podemos como artesãs evoluir juntas, crescer cada vez que encorajamos, que colocamos pra cima umas as outras!

- Continuando no tema que sua colega não é a bruxa má dos contos de fada kkk... Se você tem um cliente solicitando uma encomenda e não tem agenda, indique uma colega artesã, caprichosa, atenciosa. Você só tem a ganhar!

- A partir do momento que você cria um perfil no instagram, no face, e etc, de atenção as pessoas que interagem com você! São elas que te colocam para cima, que levantam seu trabalho, responda os cometários! Elogie, curta! Nunca, jamais se sinta a última bolacha do pacote, pois ninguém nunca será! Todos somos substituíveis, hoje você pode estar lá no topo, amanhã não mais, e quem não estava pode subir... faz parte da vida... portanto, seja humilde! Como diz um amigo: todos viemos do mesmo "buraco" e no final iremos para o mesmo. Faz sentido! kkkk
"Pâm, e você acha que eu tenho tempo?" Acho sim! Claro que você pode demorar, pode até deixar passar alguns, mas crie o habito de retribuir carinho. Isso faz um bem danado!

- Às vezes parece que retornei a adolescência e estou naquelas panelinhas onde fulana não curte beltrana, porque a ciclana é sua amiga e disse pra ela que a beltrana não presta. E aí começa a guerra.  Lição que aprendi com o tempo: se afaste disso! Não perca horas do seu dia com intrigas. Pratique o bem e não a fofoca!

- Algo te magoou? Procure quem fez isso e converse... Não retribua na mesma moeda! Magoou alguém? Peça desculpas. Seja humilde! Isso faz bem pra ti até mais do que para a outra parte... essa atitude não te rebaixa, te dignifica!

Enfim... a lista ainda poderia se estender... mas são 03:56 e eu PRECISO dormir!

Tento ser uma pessoa melhor a cada dia. Por mim e principalmente pelos meus filhos, pois somos o espelho (quem tem filhos sabe do que estou falando, e quem ainda não tem, aguarde e verá, ou melhor, sentirá o peso da responsabilidade). Estou longe de atingir meu objetivo, se é que um dia atingirei, estamos em constante evolução. Mas a questão é que eu só quis falar de gentileza porque ela transforma!
Podemos ser educados por obrigação, podemos fazer um favor por obrigação, agora ser gentis por obrigação é impossível! Dizem que o favor é feito com o cérebro e a gentileza com o coração, ou seja, não é um gesto planejado. Tenho para mim que ela anda de mãos dadas com a humildade e a sinceridade... Você só consegue praticá-la quando está de coração aberto, do contrário, soa falso.

“Não espere receber para dar, nem gentileza para ser gentil. Tenha você grandes atitudes, doe a cada dia um pouco de si e faça com os outros apenas o que você gostaria que fizessem com você. Pois são nos pequenos gestos e atitudes que ficam as melhores lembranças.”. (Reprinsz)

Um beijo grande e cheio de gentileza no seu coração!

10 comentários

  1. Olá super concordo com vc ,acho tão significativo curtir uma publicação e comentar .
    Faz total diferença msm .♥️😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Com certeza faz... podemos não responder na hora... mas um comentário é uma forma de carinho, de atenção com a pessoa.
      Beijo minha linda!

      Excluir
  2. Oi Pâm, falou tudo que eu penso!
    Desde que estou no artesanato em feltro esse faz 6 anos eu tenho percebi comportamentos desse tipo.
    Na época que peguei amizade com algumas artesãs no Flickr não era assim... infelizmente de uns tempos para cá foi ficando assim e nem precisava chegar nesse ponto.
    Como você disse todas temos muita ocupação também tenho dois filhos, cachorros (dois rs uma tem 14 anos) 1 gatinho...plantas para cuidar, casa enfim ....
    Nunca deixei de elogiar um trabalho sempre agradeço pelo trabalho do outro. Eu tenho amizades nesses longos anos no artesanato...e duas viraram praticamente amigas íntimas virtuais ainda; Nathi e Érica .
    E sei que tem muitas que mudaram nesse decorrer de caminhada, mas posso dizer que a Érica sendo a artesã de nome que é nunca, mas nunca mudou seu jeito em todos esses anos....e ai que está a o X da questão muitas começam atenciosas boazinhas e depois parece que sei lá....rs mudam ou sei lá foram assim sempre e nunca percebi kkkkk.
    Você sabe que isso mudou tanto meu modo de ver as coisas que eu sou uma pessoa que adora interagir trocar ideias e simplesmente fui deixando de fazer isso com receio.
    E até peguei raiva do face e IG.
    E entrei e sai tantas vezes tentando ficar nas redes e não consegui.....pois perdeu a graça para mim.
    Mas, já falei um tanto kkkk agora sabe porque gosto de interagir como diz Érica sou participativa kkkk.. até demais da conta.

    Obrigada pelo texto e acho que vai ser bem para algumas artesãs abrirem a cabeça e perceberem para onde estão indo....e nós aqui continuemos na luta diária....e se auto ajudando .

    Ótima semana que Deus continue lhe iluminando e essas mãozinhas que fazem trabalhos lindos....

    Ah, continue os vídeos você leva jeito para a coisa....
    Abraços e bjs

    Dri :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri! Que bommmm receber seu comentário! Te admiro por ser essa pessoa transparente, amiga... isso é uma qualidade rara nos dias de hoje! Receber isso é um presente!
      Eu também desanimo, principalmente do face... no instagram percebo essa interação um pouco mais calorosa... Sabe, sou do tempo dos blogs de antigamente, onde eles eram nossas redes sociais, era tão, mas tão gostoso visitar a listinha de blogs, conversar com as amigas... postávamos o que o coração sentia... Hoje temos de pensar 10 vezes até para postar... triste mundo atual kkkk...
      Muito obrigada pelo seu carinho e elogio quanto aos vídeos! Fiquei muito feliz! Vou continuar sim!
      Um grande beijo e obrigada por estar entre as pessoas queridas que guardo sempre no coração no mundo do artesanato!

      Excluir
    2. own obrigada por seu carinho lá no meu cantinho <3
      Sabe que esqueci de falar que também tenho um jabuti. Ganhei da minha tia em 1991 cabia na palma da minha mãe eu tinha 18 aninhos. O tempo voa ele é macho chama Pepe....quando me casei em 2005 trouxe ele e minha Poodle a Lolla que hoje tem 14 aninhos.
      Vamos na luta diária, quem sabe um dia eu consiga voltar ao IG kkkkk ou em uma rede nova...
      Por eqto fico no Pinterest e Blog.

      Beijo enorme

      Dri :D

      Excluir
  3. Sábias palavras!!! Pamella sempre me inspirando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri! Feliz demais que tenha gostado! E muito honrada em poder de alguma forma ser sua inspiração... isso não tem preço pra mim viu...
      Beijo no coração!

      Excluir
  4. Oh, Pâmella, como todo isso é verdade, nossa!
    Eu sigo fazendo a minha parte, você a sua e muitas outras artesãs fazem também, espalham gentilezas, se doam, se entregam... elogiam de verdade, uma palavrinha é capaz de mudar tantos sentimentos num dia. Eu mesma, quando estou pra baixo e leio algo tão motivador e ainda melhor, falando bem do meu trabalho, ahhhh, ganho o dia, a semana.
    Obrigada pelas ricas palavras. O mundo precisa ser mais gentil! Isso gera uma corrente do bem tão bacana.
    Beijão da amiga que te curte sem limites!

    ResponderExcluir
  5. Oi Pâmela
    Tão verdade tudo o que escreveu :)
    Custa-me tanto a falta de gentileza das pessoas. Não agradecem quando damos resposta, não respondem de volta, não se dão ao trabalho de devolver os agrados que recebem.
    Quando comento o trabalho das outras artesãs é porque gosto mesmo e acho que merecem elogios, mas também gosto que retribuam ou pelo menos que agradeçam. Muitas vezes não acontece.
    Acho que chega a roçar um pouco a má educação
    Mas felizmente não somos todas iguais e vou continuar a proceder da mesma forma mesmo que as outras pessoas não o façam.
    Adoro teu trabalho
    Beijinhos
    Marta
    https://pitinhosdamarta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Oi moça bonita ..... Você disse tudo Pâmela, precisamos ser gentis e amáveis
    comm o próximo ,independente de cor, raça , religião , posição social e etc...etc , fazer para o outro o que gostaríamos q fisessem para nós! E no mundo do artesanato não deve ser diferente ; afinal o sol brilha pra todos ! E nem se quiséssemos abraçariamos o mundo sozinhos ! Lindo seus trabalhos q Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.