Impermeabilizando a peça pronta de feltro

segunda-feira, 30 de julho de 2018
Oi arteira(o)! Tirei essas fotos faz um tempinho porém esqueci de postar... enquanto estou no processo de gravar CD aqui no PC para a Mega Artesanal, resolvi escrever!


E aí, impermeabilizar ou não o feltro? 
Eu não acho que é necessário impermeabilizar o feltro antes de trabalhar com ele. Já testei, e eu Pâmella, não gostei... achei que dessa forma conforme eu ia preenchendo com a fibra, por ele estar mais durinho, umas rugas apareciam nas peças. Fora o trabalho e tempo gasto dispensado fazendo a mistura, aplicando, deixando secar e depois passando. Achei inviável, porém existem artesãs e artesãos ótimos que impermeabilizam e gostam. 

O feltro por ser fabricado de modo diferente, não é como o tecido que no máximo amassa, suja mas dá para lavar... com o feltro é preciso ter cuidado, pois ele quando muito manuseado fica mais feiozinho, podem aparecer bolinhas e fiapinhos chatos, e lavar sinceramente não recomendo. Não tive boas experiências hehe....
Por essa razão, se perceber, a maioria dos trabalhos são decorativos, enfeites de maternidade, de porta de casa, bonecas para nichos, mesas de festas, ou seja, peças que ficam lá paradinhas e não são quase tocadas. Agora, quando as peças serão manuseadas, daí sim é interessante proteger! E aí indico a impermeabilização delas depois de prontas. 

Faço isso com as peças das minhas apostilas, como elas ficam em exposição e as pessoas tocam bastante achei por bem proteger o feltro. E elas continuam aqui bem bonitas! 

Como impermeabilizar? 

Anota aí a receitinha que eu faço e adoro o resultado (existem várias receitas pelo Google, teste várias, adapte ao seu gosto até encontrar uma que lhe agrade):

PS. Para as medidas utilizei uma seringa velha que eu tenho aqui de algum remédio dos meus meninos. kkk... indico! Não jogue as seringas e copinhos dosadores fora! 

Num borrifador com spray (aqueles que solta bem pouquinho, tipo fumacinha sabe?) eu coloquei:
- 30 ml de água 
- 20ml de termolina leitosa 
- 10ml de álcool (aquele de limpar a casa, uso para dar uma ajudinha na secagem) 
- Algumas gotinhas de essência de bebê (a quantidade é ao seu gosto e já deixa um cheirinho bom nas peças) 

Depois da mistura pronta tiro todos os pelinhos que a peça possa vir a ter antes de aplicar...
Borrifo bastante toda a peça, ela chega a ficar até meio branquinha por conta da termolina, depois penduro as guirlandas no varal e as outras peças coloco sobre um pano na sacada. Deixo secar sem tocar (já passei a mão sobre as gotículas que formaram numa das primeiras peças que fui impermeabilizar e deu ruim... o feltro ficou feio). 

Depois que a peça seca o esbranquiçado some, e cor não modifica, ela fica bem durinha e com um aspecto mais áspero, porém imperceptível quando olhamos. Eu gosto muito! O pó não gruda fácil, e se tiver qualquer pelinho ou sujeirinha é só passar uma paninho.

Espero que ajude você! Depois me conta se testar! 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.