Usar fotos que não são suas para divulgar seu trabalho pode?

domingo, 1 de julho de 2018
Não pode amiga(o)! Sabe porquê? A lei 9.610 de 1998 diz que qualquer tipo de produção intelectual produzida, seja ela virtual ou não, registrada ou não, está protegida. Nesse caso em questão, não se pode utilizar uma foto sem autorização do autor da mesma. Isso é conhecido como “plágio” e é considerado um crime.

Ok, eu sei que tirando aquelas pessoas pilantras mesmo, existem artesãs(os) que não fazem por mal, que não agem de má fé. Estão no início da carreira e não possuem ainda modelos prontos para oferecer. Daí acabam usando fotos alheias de maneira indevida por falta de informação.

Se esse for seu caso seus problemas acabaram! rsrs...



Mas antes de explicar eu quero deixar aqui a dica de que SEMPRE, SEMPRE é muito importante você ter suas próprias peças para divulgação, invista num portfólio, faça algumas peças e depois venda a pronta entrega.

Bem, se mesmo assim você quiser usar uma foto de um trabalho que não for de sua autoria você deve:

- Tentar entrar em contato com a autora da foto e pedir permissão para publica-la.

- SEMPRE dar os créditos ao autor.
Exemplo: Fonte: nome do artesão e o link para o seu site, fanpage, instagram ou o que desejar.
ATENÇÃO! Fonte: retirado da Internet, da Net, créditos a artesã, Google, não vale! rsrs... 

- Quando você for procurado por um cliente e mostrar a foto que não é sua, lembre-se de mencionar que o trabalho não é seu, mas que você tem habilidade para confeccionar a peça, mas que como é um trabalho artesanal, não será jamais uma cópia fiel.
E vamos combinar que isso nem é legal, se você ficar apenas copiando nunca encontrará sua identidade!

Agora e se o jogo virar? E se você encontrar uma foto sua sambando pela internet? O que fazer?

Antes de explicar, uma dica: SEMPRE, SEMPRE colocar o nome do seu ateliê, endereço do site, fanpagem, instagram, ou o que preferir como marca d'água nas tuas fotos. Isso dificulta um pouco a vida dos maldosos.

Vamos lá:

- Escreva uma mensagem na foto e outra direto para a pessoa, sempre com educação, sem expor a situação aos quatro ventos pois isso não leva a nada. Diga que aquela foto é sua, explique para a pessoa sobre os direitos de imagem e peça para que seja retirada dentro de 24 horas.

- Se você permitir que a foto permaneça, peça os devidos créditos, daquele jeitinho que mencionei lá em cima. Eu geralmente peço isso caso entenda que a pessoa não agiu de má fé e só precisa de uma mãozinha inicial. Usar uma foto minha como referencia, citando que ela foi feita por mim não me prejudica em nada. Ao contrário.

- Se a pessoa não te responder, ignorar, e não atender teu pedido você pode denunciar a imagem por uso indevido (hoje todas as redes sociais possuem essa opção).
E se achar que deve, se a pessoa esteja lucrando com seu trabalho, enganando clientes, etc, você pode entrar com um processo por uso indevido de imagem. Colha todas as informações necessárias, prints da tela, provas e etc.

Espero ter ajudado um pouquinho. Beijos e até a próxima!

6 comentários

  1. Excelente, Pâmella!

    O que mais vejo por aí, em grupos, é a pessoa postar foto de alguém pedindo PAP, e escrever: créditos à artesã.
    Que artesã? Muitas vezes nem ela sabe quem é a artesã e não se interessa em saber, achando que só escrever "créditos à artesã" já basta.

    Adorei seu post!
    Beijos,
    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Ameei Pam! Assim as pessoas que não fazem por mal, vão entender o pq não pode. Já os pilantras.. a gente tenta na base da educação, e se não conseguir, paciência! Justiça neles! Amei seu post!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ameiii. Onde clico pra curtir mil vzs. Li tantas verdades.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o POST! Hj já tenho meu portfólio mas no começo usei fotos de várias artesãs quando a cliente me pedia algum modelo. Mas sempre deixei claro que não foi feito por mim e sim por outra pessoa e que era só uma inspiração.

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso seu post. Parabéns pela iniciativa, mais sucesso para você 😘

    ResponderExcluir
  6. Pâmela, me tira uma dúvida...
    SE eu pegar uma imagem, vamos supor de uma peça que você fez e eu desenhar o molde por cima, será errado da minha parte?
    pq ja fiz isso, mas a peça ta em casa.. fiquei com medo de vender por causa disso!

    beijos!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.